Para irem sabendo de mim...

29 junho 2007

Consciência ecológica

A minha consciência ecológica chega a ser cansativa. Pratico arduamente o primeiro R (reduzir). Cada saco de plástico utilizado é ponderado e a decisão de pegar num novo é quase sofrida. Não compro toalhetes húmidos, não gosto de guardanapos de papel, não deixo luzes acesas pela casa, não quero ar condicionado e gosto de andar de transportes públicos.
Em Lisboa tinha um saco de sacos de plástico que levava para a praça. Já era conhecida pela menina que não quer sacos. Isto depois de incontáveis Não os quero acumular em casa ou São muito maus para o ambiente, face às bocas abertas e aos olhares de espanto. Muitas vezes resisti à tentação de um discurso mais longo: a energia monumental necessária para fazer um saco de plástico, o tempo infinito que leva a degradar-se, as consequências desastrosas para os ecossistemas do plástico acumulado...
Aqui, no país das contradições, encontro mais uma. Choca-me o abrangente e rotineiro descartável e agrada-me o Do you need a bag? em todas as lojas.

Nota: o Não faz mal porque se recicla, não é desculpa. Há que Reduzir primeiro que tudo. E, by the way, os sacos de plástico não se reciclam.

3 comentários:

MENAMARIA disse...

Reduzir, primeiro, sim e, em segundo, reutilizar!!!
Separar para reciclar é o último recurso.
Estou certa, não tou?

NoKas disse...

Reduzir: SIM! Mas eu acho que os sacos (depende do saquito em questão) são recicláveis! Os que trazem o símbolo não são????

(Eu aqui tenho o meu carrinho à velhota e os sacos de supermercado resistentes :p e dá tudo muito jeito)

Bloody Mary disse...

como eu te percebo... e qd digo que quero q me encham os sacos não entendem... vou trazendo para o lixo, mas não preciso de tantos... e agora as notícias sobre o volume de água q um americano gasta por dia... e como poupar... a água para mim ainda é o que me custa mais... não entendo sanitas sem sistema de dupla descarga... não entendo torneiras abertas ao desbarato...
E aos poucos e pcs lá vou eu explicando que sou alégica a sacos de plástico, mas eles acham q é um outro tipo de alergia... lol
Tem paciência... aqui é precisa muita... principalmente nestes assuntos... mas aqui reciclam muito... fiquei impressionada confesso...