Para irem sabendo de mim...

17 junho 2008

O senhor que diz coisas acertadas e coisas bonitas

"Que imagem tem do seu país e dos seus compatriotas?
Tenho sido severo, algumas vezes. Mas houve uma altura em que disse que gostava daquilo que este país fez de mim - é um dos melhores elogios que se pode fazer. (…) O grande problema nacional é a mediocridade e a resignação à mediocridade.

Como é que gostava de ser recordado? O Nobel português?
Gostaria de ser recordado como o escritor que criou a personagem do cão das lágrimas [Ensaio sobre a Cegueira]. É um dos momentos mais belos que fiz até hoje enquanto escritor. Se no futuro puder ser recordado como "aquele tipo que fez aquela coisa do cão que bebeu as lágrimas da mulher", ficarei contente. Se alguém procurar naquilo que eu tenho escrito uma certa mensagem, atrevo-me pela primeira vez a dizer que essa mensagem está aí. A compaixão dessa mulher que tenta salvar o grupo em que está o seu marido é equivalente à compaixão daquele cão que se aproxima de um ser humano em desespero e que, não podendo fazer mais nada, lhe bebe as lágrimas."

José Saramago em entrevista ao Público (15 de Junho, 2008)

2 comentários:

ladybird disse...

que giro, escrevemos sobre o mesmo :)
já viste o vídeo dele a assistir ao filme?

beijos

j

Vera Domingues disse...

Vi o vídeo depois de ler o teu post!
também vi o vídeo da entrevista que ele deu à Globo (não percas). Gosto mesmo muito do senhor.