Para irem sabendo de mim...

18 maio 2007

A Essência

Comecei a lê-lo sem muito entusiasmo acreditando que ia ser apenas mais uma historieta à laia de romance. Não me enganei na parte da historieta, mas sim na parte do "apenas". Surpreendi-me com a forma limpa com que ele explica a Física essencial, aquela que nos situa neste Universo. Anos sucessivos de Física na escola e uma cadeira semestral (miserável) na Faculdade não me transmitiram ideias tão claras. Conseguiu ser mais claro que os livros do Hawking. Tudo é de facto muito complexo, mas também muito simples quando visto numa perspectiva integrada. Reconheço-me uma clara falta de apetência para a Física. Sempre me fascinou mais a Química, por exemplo, talvez por a conseguir entender com mais facilidade. É verdade que o nosso sistema de ensino não prima pela articulação e integração dos conhecimentos, mas também acho que há coisas que só se compreendem, mesmo aquele compreender, quando se tem uma certa maturidade. Outras talvez nunca... Como conceber que o Big Bang é o início de tudo e que não existe antes do Big Bang? Como definir o tempo? Conseguirei imaginar metade de metade de metade de metade de metade de metade de metade...?
Se quiserem chamar Deus a todo este mistério explicável, mas no fundo incompreensivel, eu não me importo.

Sem comentários: