Para irem sabendo de mim...

26 maio 2008

A mesa dos sonhos



Dreaming device e fotos por Sofia Ponte

15 maio 2008

Adaptação do Ensaio sobre a Cegueira de Saramago, por Fernando Meirelles com a Julianne Moore e o Gabriel Garcia Bernal?! A minha expectativa não pode ser mais alta. Parece que vai abrir o Festival de Cannes. Vasco Câmara descreve-o no Público como opressivamente luminoso. Assim que sair vai haver sessão luso-brasileira por cá com certeza.

13 maio 2008

Vida de bióloga

O trabalho de campo é sempre surpreendente. Um desafio constante à minha tenacidade e resistência, sempre com altos e baixos emocionais. A decepção de uma armadilha vazia é muitas vezes superada por uma gargalhada numa conversa com o colega igualmente desapontado e pronto para voltar para casa. Trovoada assustadora seguida de vistoria às armadilhas debaixo de uma chuva copiosa, sou tão miserável. Seguimos mais para o interior: novo acampamento, duche de água quente, parque muito bonito, cuscus para o jantar, conversa e 16 ratinhos à nossa espera, a minha vida de bióloga é um privilégio.
Importa ainda referir que o trabalho de campo já não é o que era: estou na Carolina do Sul, numa cidade perdida no meio do nada, numa bakery com internet a tomar um capuccino. Às seis da manhã enfiei os pés na lama e tratei de 6 ratinhos, às duas da tarde falei com a família e fiz uma aplicação financeira no site do meu banco.

05 maio 2008

Sou arrebatada, não restam dúvidas. A ideia surge, congemino e planeio, num ápice está a decisão tomada. Não há tempo para indecisões, dão-me nervoso miudinho. Gosto de lhe chamar entusiasmo, independência ou determinação, mas se calhar não é nada disso (calma aí contigo mas é). Doc ou post-doc, peixes ou ratos, não faz diferença. Ainda agora cheguei e já meti o pé na argola. Decididamente não posso lidar com alminhas de melindre fácil. Desta vez parece que acertei. Apenas um email de alerta, logo seguido de outro bem simpático. Está tudo bem.

02 maio 2008

Ainda não interiorizei a coisa. A minha amiga de sempre, aquela pequenina gozona de carinha redonda, adolescente rebelde e companheira de experências, é agora mãe. O ciclo da vida segue o seu caminho e eu aqui tão longe sem poder viver a coisa também...

01 maio 2008

A dentada da serpente

Para além de muitas outras coisas, ele deixou-me músicas proibidas. Hoje o shuffle trouxe-me esta. A serpente mordeu-me, mas não me estragou o dia.

Avientame
(da banda sonora de Amores Perros)

Abrazame y muerdeme
llevate contigo mis heridas
avientame y dejame
mientras yo contemplo tu partida
en espera de que vuelvas
y tal vez vuelvas por mi

Y ya te vas que me diras
diras que poco sabes tu decir
despidete ya no estaras
almenos ten conmigo esa bondad
te extrañare no mentire
me duele que no estes
y tu te vas

Amarrame y muerdeme
llevate contigo mis heridas
murmurame y ladrame
y grita hasta que ya no escuche nada
solo ve como me quedo aqui esperando que no estes
en espera de que vuelvas
y tal vez vuelvas por mi
en espera de que vuelvas
y tal vez vuelvas por mi