Para irem sabendo de mim...

26 novembro 2006

Manhãs de sábado em Lisboa

Gosto dos movimentos dos meus sábados de manhã em Lisboa. Gosto de atravessar o Estádio Universitário e ver as pessoas a correr, a jogar ténis, a conversar. Gosto de chegar ao balneário das piscinas e ver as mães a vestir os fatos-de-banho aos filhos. Também gosto do movimento das pessoas no mercado à volta das bancas das frutas e legumes.

21 novembro 2006

Colesterol

O raio do meu colesterol nem com frasquinhos diários de iogurte foi ao lugar. Hoje estou com vontade de me banquetear com vários enchidos, frutos secos, leite gordo, fritos e pão com muita manteiga!

20 novembro 2006

O Batata

A Casa da Várzea em Alcainça tem um novo habitante: o Batata, cãozinho de pêlo caramelo aveludado e olhos muito doces. Gosta de dormir no cesto das cebolas, de dar pulinhos e de brincar com o Grão. Já conquistou todos!

17 novembro 2006

O meu francês

E se passados uns bons 13 anos eu fosse fazer um teste de francês? O resultado seria (foi) um nível 3 na Alliance Française. A ver se as aulas me trazem de volta o que está escondido algures dentro da minha cabeça (e bem refundido, a julgar pela minha conversa ridícula num francês lento e com palavras que me escaparam em inglês com pronúncia francesa). Objectivo: fazer-me entender aos locais de Perpignan.

O pior momento: quando falei do meu garçon em vez do meu ami.

14 novembro 2006

Castanhetas premiadas!


Os Chromis chromis, mais conhecidos por castanhetas, ganharam o prémio IMAR-Luiz Saldanha! Por esta altura já acreditam na notícia e já estão mais calminhos. Devem estar a nadar pelo Mediterrâneo (e também pelas águas quentinhas do Algarve) muito satisfeitos.

Estreia

Pela primeira vez este ano senti frio. Estreei-me com o frio de Braga que de tão húmido agarra-se a nós e entra pelo corpo dentro.

(Des)emprego científico

Ontem em Braga falou-se de (des)emprego científico em Portugal. Ficou claro como água que se vai correr atrás da meta europeia de investimento de 1% do PIB em ciência por parte do governo, mas leu-se nas entrelinhas que essa vai ser uma aposta em bolsas. Vamos portanto ter uma aposta fingida, precária, barata. Como já em tantas questões neste país, o que interessa é atingir números, metas europeias. Pouco importa que tal seja feito com políticas de precarização e com falta de condições mínimas para quem trabalha em ciência. O caso da política de (des)emprego científico é ainda mais gritante, já que se corre atrás de uma meta europeia à revelia de tudo o que é recomendado pela mesma (veja-se a Carta Europeia do Investigador).

10 novembro 2006

Janelas escancaradas

Se passarem pelo nosso prédio e não souberem qual é a nossa casa, procurem janelas escancaradas. A nossa casa é essa com certeza! Gostamos da nossa casa arejada, com muita luz e a cheirar a fresco. Às vezes também temos janelas a bater, correntes de ar e umas aranhitas a passear pelas paredes...

09 novembro 2006

Finalmente...

Finalmente alguns sinais da despedida de Bush e da sua política arrepiante: os democratas conseguiram maiorina no Senado e Donald Rumsfeld, secretário da defesa e estratega da guerra do Iraque, foi demitido. Mais vale tarde que nunca!

07 novembro 2006

Indignação

Não sei se vou chegar a um ponto em que saber de novas cunhas, jigajogas, e promoções sem qualquer avaliação séria de mérito me vai deixar de indignar. Por agora revolta-me de uma maneira que me deixa com um frio na barriga durante dias.

05 novembro 2006

O meu cãozinho


Amanhã é dia de dar o comprimido à Ginja. Espero que este lhe limpe a barriga de vez e que os bichos não lhe dêm a volta à cabeça. No que toca à Ginja (e a todos os animais em geral) perco totalmente a noção do ridículo: trato-a por você, pergunto-lhe qual é o cãozinho mais lindo do mundo, chamo-lhe princezinha, etc, etc. Sou mesmo daquelas pessoas irritantes que têm uma sensibilidade apuradíssima para os animais, muitas vezes até mais do que para as pessoas. Desde pequena que quero ter uma grande quinta para onde possa levar todos os animais que encontrar na rua ou com ar infeliz nas montras das lojas. Parece que com a idade só tende a piorar...

Eu devia...

Eu devia ir correr com ele em vez de ficar aqui em casa a escrever bloguices...

04 novembro 2006

Simplicidade

A simplicidade para mim é um valor estético importante. Uma prova: as minhas calças de ganga novas.

02 novembro 2006

Vou ser professora

Como vou ser professora ando a estudar a mitose e a meiose.
O meu terror: atrapalhar-me toda e não saber responder às perguntas que me fizerem...